terça-feira, 6 de abril de 2010

Cheiros

Quem convive freqüentemente comigo com certeza já me viu com um dvd novo na mão. Você que acha que o título do post não tem nada a ver com a primeira frase, com certeza não é uma dessas pessoas. Na prazerosa exitação de ter um dvd novo, eu rasgo o plástico, leio a sinopse (mesmo já conhecendo a história e tendo visto o filme vinte vezes), abro a caixinha e cheiro o dvd. Agora você já me acha louca. Tudo bem. Mas duvido que você não vá fazer a mesma coisa com o próximo dvd que tiver nas mãos, só de curiosidade.

Bom, para mim, cheiro de dvd novo é o melhor cheiro do mundo. Mas eu posso explicar: é a alegria de estar ganhando alguma coisa nova que é muito importante para mim. Mas agora vou dizer aonde eu pretendia chegar com tudo isso: também existe um motivo para nós, humanos, acharmos o cheiro de outra pessoa bom. E eu não estou falando de perfume.


Então, biologicamente, o que faz com que a gente se sinta atraído pelo cheiro de outra pessoa? Na verdade o responsável disso é, acredite se quiser, o sistema imunológico. O que acontece é que o nosso cheiro é "produzido" pelas bactérias que vivem na nossa pele. Pelas bactérias que o nosso corpo permite que vivam na nossa pele.

A tendência dos seres humanos, então, é preferir o cheiro mais diferente possível do seu próprio. Porque isso significa que os sistemas imunológicos serão bem diferentes. Assim, na possibilidade de "procriação", o filho estaria imune a mais doenças. Por exemplo, você é imune à doença A e seu parceiro é imune à doença B. O filho de vocês estará protegido das duas. Mas se vocês dois são imunes só à A, o filho pode pegar a doença B.

Durante os estudos sobre o cheiro dos humanos, também se descobriu que as pessoas sentiam repulsa ao cheiro de seu parentes. Claro, o sistema imunológico é parecidíssimo. Um truque da natureza para tentar evitar o incesto.

E se você está pensando em como fizeram estes testes, eu esclareço para você: muitos voluntários suaram na esteira e depois "doaram" suas camisas suadas para a ciência... Outras voluntárias foram obrigadas a cheirar as camisetas e dar "notas" para o cheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário